top of page

Olá, tudo bem?

​

            Nossa equipe produziu os textos, organizou vários materiais para que você entenda, reflita sobre muitas questões envolvidas no Trabalho Infantil e não deixe que te explorem e nem que violem os seus direitos.

​

            Você pode ouvir as músicas que indicamos, assistir alguns vídeos que selecionamos, acessar nosso podcast sobre o tema, conhecer mais sobre as leis e direitos da área, encontrar dicas de ensino e trabalho (se você tiver mais que 14 anos, claro) e muito mais. Que bom que você está aqui. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.

E AÍ, VOCÊ SABE O QUE É O TRABALHO INFANTIL?

Clique abaixo e descubra.

MITOS E VERDADES SOBRE O TRABALHO INFANTIL

A aceitação e o consentimento da sociedade para o trabalho desenvolvido por crianças e adolescentes, como atividades que ajudam no desenvolvimento, colaboram para a manutenção de crianças e adolescentes trabalhando. Ocorre uma naturalização do Trabalho Infantil.

​

Muitos mitos continuam para o senso comum, que acredita e defende que o trabalho evita a criminalidade, afasta das drogas, forma um bom caráter, ensina os papéis de meninos e meninas, prepara um futuro honesto, entre outros. Com isso, ouvimos: “é melhor trabalhar do que roubar”, “o trabalho da criança ajuda a família”, “é melhor trabalhar do que ficar nas ruas”, “trabalhar desde cedo acumula experiência para trabalhos futuros”, “é melhor trabalhar do que usar drogas” e “trabalhar não faz mal a ninguém”.

​

Você sabia? Segundo dados do IBGE – PnadC 2019, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, no Brasil temos 1,8 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos trabalhando, representando 4,8% do total, e, no mesmo ano, o disque 100 recebeu 4.245 denúncias de trabalho infantil, segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e do Direitos Humanos (MMFDH). No mundo, uma em cada 10 crianças estão em situação de Trabalho Infantil, segundo as Nações Unidas.

 

​

A seguir vamos esclarecer algumas afirmações que costumamos ouvir:

CELULAR

​DÚVIDAS FREQUENTES

Aqui você vai encontrar respostas a dúvidas comuns que os adolescentes têm.

Algumas questões, além da resposta escrita, tem a versão em podcast.

LOCAIS DE AJUDA​

Se uma criança estiver trabalhando, ou um adolescente estiver trabalhando de forma desprotegida, irregular, é preciso buscar ajuda na mesma hora! Existem pessoas em diversos serviços de atendimento a crianças, adolescentes e suas famílias, que vão conversar com ela e com seus familiares. Nessa conversa, vão entender porque o menino ou menina estava trabalhando e dar apoio para que eles não precisem mais trabalhar. Ao invés disso, crianças e adolescentes vão poder brincar, descansar, praticar esportes e ir para a escola, cuidar da saúde, conviver com amigos e fazer tudo o que faz parte da infância e da adolescência.

​

Para quem pedir ajuda?

 

Sempre conte com a ajuda do seu professor/a, diretor/a, um adulto em quem confie ou até com amigos que podem te ajudar a conversar e ir buscar apoio com você.

Você pode ligar para esses serviços, então preste atenção nesses números de

Nacionais (toda cidade brasileira tem):

  • Disque 100

  • Polícia Militar 190

  • Conselho Tutelar da sua cidade (procure o número na Internet)

  • Assistente social da Prefeitura (verifique o número de sua Prefeitura na Internet)

 

Em Campinas, ligue:

  • Movimento Vida Melhor - MVM: (19) 3235-2288

  • Conselhos Tutelares de Campinas: 0800 770 1085

  • Ministério Público do Trabalho: (19) 3796-9600

disque_100.png

LEGISLAÇÕES SOBRE O TRABALHO INFANTIL

Dicas de
Estágio

Espaço de Trabalho

Ensino e Dicas

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • https://www.youtube.com/channel/UCbkd0YX5B9ohSJsSVuFoj4Q
  • Black Twitter Icon

© 2021 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

MVM (1) (2).png
hgfgf.jpeg
bottom of page